Quarta-Feira, 01 de Setembro de 2021

AAdvogadas da ABA, Danusa Oneda, Dynair de Souza e Flavia Moretti falam do amor pela profissão e da realização profissional em suas respectivas áreas

Para a advogada Danusa Serena Oneda, o direito não foi uma escolha, pois sempre foi sua essência. “Muito além da aplicabilidade legal, o direito faz com que seja possível ser parte do acesso e da entrega das buscas diversas que a vida nos impõe ou nos oportuniza”, opina Danusa. Atuando desde 2009 como advogada trabalhista empresarial na Oneda & Marzari Advogados Associados, neste ano a advogada também está atuando como Compliance Officer da Clock Solutions Ltda.

Lapidando os aprendizados e abraçando as oportunidades, Danusa Oneda chegou ao compliance, que fez transbordar o sentimento do direito na essência. “Isto porque, compliance É SER – ser transformação ética, gerencial, agregadora, dinâmica e visionária. Além disso, visualizar gestão – de empresas e pessoas – sem a estruturação de um programa de compliance e seus pilares valiosos é estagnar – você e sua empresa – no tempo; acredite! E SER parte desta mudança fortalece aquela essência que comecei contando, muito além da ‘letra de lei!’”, explica Danusa.

A advogada diz ainda que desafiador é inserir o compliance como ele deve ser, além da tão comum “aplicabilidade de fachada”. “Desafiador é SER COMPLIANCE – sair da zona de conforto do ‘jeitinho brasileiro’ e assumir a responsabilidade da ação ética e íntegra, tornando a alta gestão o exemplo destes valores! E em cada desafio uma preciosa oportunidade de inserir engajamento, comprometimento, ação responsável e conformidade; amplamente vivida na prática”, ressalta.

De acordo com Danusa, compliance pode não ser a solução para o mundo, mas é um importante passo para que as “soluções” aconteçam!! “E esta é a maior oportunidade que podemos ter e ser – melhores, éticos, responsáveis e agregadores!”, acrescenta.

Além de sua atuação como advogada trabalhista empresarial e com compliance, Danusa integra desde outubro de 2020 a Associação Brasileira de Advogados (ABA), em Mato Grosso. “A ABA foi um feliz convite. Estou atuando como vice-presidente da Comissão de Compliance, ao lado de uma das minhas referências na área, nossa presidente da Comissão, a Dra. Luciana Serafim, que foi, inclusive, quem fez o convite para minha iniciação na ABA”, comenta.  Danusa destaca que estar na ABA passou a ser escolha. “Afinal, aprendi com Jim Rohn ‘você é a média das cinco pessoas com quem mais convive’ e decidir onde queremos nos inserir é decidir quem queremos ser!!”, conclui.

Minicurrículo Danusa Serena Oneda

Bacharel em Direito, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em 2006. É especialista em Direito trabalhista e previdenciário, pela Amatra 23. Possui formações em Compliance Trabalhista (Onestep – Escola Executiva), Compliance Anticorrupção + Certificação em Compliance CPC-A, pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), Compliance em Proteção de Dados + Certificação em CPC-PD, também pela LEC. É pós-graduada em Direito do trabalho e Compliance (Ieprev). Possui curso de Investigações Internas e Contrainteligência Corporativa + Certificação CEIICC-ARC Eseni, pela Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação. Sócia administradora do escritório Oneda & Marzari Advogados Associados – sedes em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, e Chapecó, Santa Catarina, e filial em Joaçaba, Santa Catarina. Compliance officer da empresa Clock Solutions Ltda. Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção OAB Lucas do Rio Verde-MT. Membro da Comissão de Estudos Permanentes de Compliance da Seccional OAB/MT. Membro da Comissão de Direito do Trabalho da Seccional OAB/MT. Membro do Compliance Women Committee – Mulheres no Compliance, Empoderamento Feminino & Integridade Corporativa.

LinkedIn – https://br.linkedin.com/in/danusa-serena-oneda-1a7315187

Instagram: @sem_mais_excelencia  e @clocksolutions

Advogada cível e empresarial Dynair de Souza fala sobre advocacia 5.0

“Realização profissional é o que muitas pessoas buscam e posso dizer que me sinto plenamente realizada em minha carreira”.Esta é a visão da advogada Dynair Alves de Souza sobre sua trajetória profissional. Atuando há 25 anos como advogada cível e empresarial, Dynair também lecionou em cursos de graduação e pós-graduação, inclusive assumindo a coordenação de curso de Direito e a coordenação de Prática jurídica. Além disso, foi uma das primeiras mediadoras de Mato Grosso. “Já atuava em Mediação desde 2000, ou seja, bem antes de essa área ser acolhida no âmbito do Poder Judiciário”, explica a advogada. Também é master coach e mentora de carreira e negócios.

Para a advogada, atuar na área de família é lidar com uma área extremamente sensível a todas as pessoas, pois há muito mais emoção envolvida do que na maior parte de outros ramos do Direito civil. Em razão disso, Dynair salienta: “Os advogados que atuam na área de família e sucessões precisam, além da competência técnica jurídica, de soft skills essenciais, como: ótimas habilidades de comunicação, inteligência emocional, domínio de técnicas de mediação, negociação, conhecer de psicologia e direito sistêmico”.

Com planejamento, organização e sempre investindo em formações, a advogada também trabalha com consultoria empresarial, especificamente com coaching e mentoria de carreira e negócios para profissionais liberais, empreendedores e executivos, assim como realiza treinamentos de coaching e liderança empresarial. “Minha atuação como master coach e mentora de carreira e negócios tem contribuído com minha atuação como advogada, em especial na área empresarial e em família e sucessões, uma vez que minhas formações e prática de desenvolvimento humano só vieram melhorar minha performance como advogada, resultando em um grande diferencial na minha prática jurídica”, pontua.

Recentemente, Dynair iniciou um novo projeto, o “Programa Advocacia 5.0 de Sucesso”, em parceira com a advogada e diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) em Mato Grosso, Dra. Ana Lúcia Ricarte. “Esse programa terá um grande lançamento no segundo semestre, mas já estamos realizando o minicurso ‘Planejamento, Liderança e Marketing na Advocacia’, numa parceria com a ABA Mato Grosso e a ABA de diversas partes do Brasil, para treinamento de seus associados. A agenda de minicursos segue ao longo deste primeiro semestre e também realizamos lives e publicações no Instagram do projeto”, informa. Dynair ressalta ainda que o programa vem somar ao trabalho já desenvolvido pela ABA e o objetivo é auxiliar profissionais da advocacia para o sucesso neste atual contexto da sociedade 5.0 que já se impõe.

Por falar em ABA MT, a advogada lembra que foi convidada pela Dra. Ana Lúcia Ricarte no ano passado. “Fui uma das primeiras advogadas a fazer a filiação aqui em Cuiabá e assumi inicialmente a Presidência da Comissão de Civil e Processo Civil. Em fevereiro deste ano, criamos a Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia, da qual passei a ser presidente, pois está integrada ao meu trabalho atual de formação de líderes na advocacia e mentoria de carreira e negócios para advogados. Nesta Comissão propiciamos aos advogados treinamentos de gestão e liderança, importantes rodadas de negócios, pois hoje o advogado precisa ver a si mesmo com um verdadeiro negócio jurídico para efetivamente se destacar profissionalmente com as habilidades exigidas na nova advocacia 5.0”, explica. Além da ABA Mato Grosso, Dynair também atua como conselheira da Rede Internacional de Excelência Jurídica – Mato Grosso e membro da Comissão de Direito da Mulher e da Comissão de Infância e Juventude da OAB/MT.

Minicurrículo Dynair Souza

Graduada em Direito pela UFMT (1995). Mestre em Direito obrigacional público e privado – Unesp (2001).  Especialista em Direito processual civil (1997) e em Direito ambiental e desenvolvimento sustentável (2006). Certified Business & Executive Coaching, Certified Master Coach  – European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), Metaforum International (MI) e Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Mentoring Training Certification – Center for Advanced Coaching (CAC) e Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Coaching e Leadership Certification – Ohio University, The Inner Game Certification –  The Inner Game International School by Tim Gallwey, Certificação em Mentoria e Coaching em Grupo – IMC. Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Carreiras, Liderança e Coaching pela PUC/RS.

www.dynairsouza.com.br | Instagram: @dynairsouza | @advocaciadynairsouza e @adv5.0desucesso | Facebook: @dynair e @dynairsouza | LinkedIn: @dynairsouza | Youtube: @dynairsouza

Advogada há 19 anos, Flavia Moretti fala sobre Direito urbanístico

O amor pela justiça foi e é um dos fatores que atraíram Flavia Petersen Moretti para o Direito. Essa história começou desde a sua escolha pela área, em 1994, mas foi ganhando novos interesses à medida que foi atuando por vários ramos do Direito.  Formada em 1999, pela Unic, três anos depois Flavia Moretti abriu seu primeiro escritório de advocacia em Várzea Grande, onde atendia em todas as áreas. Mas foi em 2005 que, atuando como assessora jurídica na Câmara Municipal de Várzea Grande, conheceu o Direito urbanístico, sua principal área de atuação. Nessa época, o escritório de Flavia Moretti atuava nas áreas imobiliária e de regularização de imóveis. “Observando a dificuldade que os empreendedores tinham nos licenciamentos de obras e empreendimentos em Várzea Grande, despertou o meu interesse pelo Direito urbanístico”, relembra.

Por conta dessas experiências, em 2012, Flavia Moretti assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande. “Como secretária pude atuar diretamente em vários processos de licenciamento urbanístico importantes para o município, como o Programa Minha Casa Minha Vida, a concessão do alvará de construção do shopping de Várzea Grande, bem como outros empreendimentos importantes para o desenvolvimento do município. Também na ocasião participei ativamente na elaboração das legislações urbanísticas, tais como a Lei do EIV-RiV, Lei do zoneamento, de Operações Urbanas Consorciadas, dentre outras”, explica.

De acordo com a advogada, há muito que as soluções viáveis dos conflitos deixaram de serem aquelas oferecidas somente pelo Judiciário, o que demanda o aperfeiçoamento do Direito e da advocacia, para soluções preventivas e de mediação. É neste cenário que em 2014 foi fundado o escritório Moretti & Gaudencio Advocacia, juntamente a sua sócia, Dra. Gisele Gaudencio, especialista em Direito ambiental. “Temos o intuito de atender às demandas empresariais nas áreas de Direito ambiental e urbanístico, buscando prevenir e defender as questões de meio ambiente natural e urbano. A atuação nessas áreas vai desde consultorias preventivas até atuações judiciais e/ou defesas administrativas junto aos órgãos licenciadores, tais como Secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano, inclusive junto às Promotorias de Justiça”, informa.

Segundo Flavia, quando se fala sobre Direito urbanístico, depara-se com a regularização fundiária, imobiliária de imóveis. Por sua vez, acrescenta ela, há necessidade da atuação na área de partilha e inventários, que também é outro importante setor de atuação do escritório Moretti & Gaudencio Advocacia. Nesse sentido, a consultoria jurídica para as empresas é realizada por meio da análise e elaboração de contratos, assim como na área trabalhista nas esferas judiciais e extrajudiciais, inclusive perante o Ministério Publico do Trabalho, sindicatos e órgãos correlatos. “O maior desafio de atuar na área do meio ambiente natural e urbano é saber conciliar a proteção da lei ambiental com a necessidade do desenvolvimento econômico e com a política urbana eficaz”, opina. 

Além de sua atuação no escritório Moretti & Gaudêncio, Flavia atualmente é presidente da OAB  5ª Subseção Várzea Grande, na gestão de 2019-2021. Também integra a Associação Brasileira de Advogados (ABA), em Cuiabá. “Conheci a ABA por meio da Dra. Ana Lucia Ricarte, diretora da ABA Cuiabá. O trabalho dela me despertou o interesse de conhecer melhor essa Associação e me tornar membro. A fim de colaborar com a ABA no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, pretendo contribuir com a Comissão dos Direitos da Mulher, considerando a minha experiência na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, onde atuo desde 2018. Além dessa rede, participo ainda do Grupo SER, um grupo reflexivo sobre os homens que respondem por crimes de violência doméstica contra as mulheres”, conclui.

Minicurrículo Flavia Moretti

Flavia Moretti foi vice-presidente da OAB  5ª Subseção Várzea Grande, na gestão de 2010 a 2012. Atuou na Presidência desse órgão para o triênio de 2013–2015, tendo sido reeleita em 2016-2018. Como dirigente da OAB, foi membro do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Várzea Grande, do Conselho da Cidade de Várzea Grande (Concidade), e na ocasião lutou pela vinda do Parque Tecnológico de Mato Grosso, hoje já em fase de instalação no município. É membro da BPW Várzea Grande, do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat). Durante os anos de 2015-2017, atuou como conselheira no Conselho da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, onde iniciou a implantação da Região Metropolitana. Participa desde a criação na Comissão de Assuntos Fundiários da Comarca de Várzea Grande pelo TJMT, onde foi possível a regularização fundiária de vários bairros do município. Recebeu diversas moções de aplausos pela atuação no município e no estado de Mato Grosso, dentre eles, o título “Amigo do Corpo de Bombeiro”, de “Sarita Baracat” e a Comenda “Couto Magalhães” e o título de “Cidadã Várzea-grandense” pela Câmara Municipal de Várzea Grande.

www.morettigaudencio.adv.br

Facebook: @morettigaudencio / @flaviapmoretti

Instagram:   @morettigaudencio.adv.br / @flaviapmoretti

[email protected]

Compartilhe esse Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤ por go7.site