Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2021

Abuso Emocional Nunca Mais: ABA-MT lança e-book que trata sobre narcisistas perversos

A Associação Brasileira de Advogados em Mato Grosso (ABA-MT) lançou o e-book Abuso Emocional Nunca Mais, uma coletânea de artigos para que a população, especialmente feminina, identifique um possível relacionamento tóxico provocado por um narcisista perverso. O e-book é gratuito e está disponível para download na página da ABA-MT no Instagram (@aba_mt).

Uma das colaboradoras é a psicóloga Silvia Malamud (@silviamalamud), referência nacional no estudo sobre o narcisismo perverso, autora dos livros Sequestradores de Almas e 10 Características do Narcisista Perverso.

“Os psicopatas sociais sabem muito bem como a sociedade funciona e faço questão de colocá-los bem próximos do narcisismo perverso. Vale entender que, em tempos de pandemia, quando as pessoas estão confinadas, toda essa sorte de situações emocionais adoecidas ganharam espaço para se manifestarem, porque nos bastidores é onde surge o pior tipo de abuso. Sabemos que uma em cada quatro mulheres está sendo violentada. A violência psicológica é superdevastadora do psiquismo humano”, pontua a pesquisadora.

A diretora da ABA-MT e organizadora do e-book, a advogada Ana Lúcia Ricarte (@anaricarteadvogada), aponta que o material visa mudar a realidade da violência psicológica contra as mulheres. “Precisamos entender que as relações afetivas não são como as contadas nos contos de príncipes e princesas que escutamos desde criança. O amor perfeito é idealizado, portanto, uma construção social. Já a realidade é a convivência no dia a dia. E o e-book tem o objetivo de salvar vidas, despertar, e contribuir para a redução da violência psicológica que acontece nessas relações”.

O e-book foi lançado de forma on-line no dia 30 de agosto, contando com a participação de juristas de Mato Grosso e de outros estados, além de magistrados e operadores do direito de outras esferas da administração pública.

Entre os participantes esteve o presidente da ABA Nacional (@aba_nacional), Esdras Dantas. “Vamos fazer chegar ao conhecimento de todos da ABA esse trabalho maravilhoso desenvolvido pela ABA-MT, pela Comissão da Mulher e a Comissão de Famílias e Sucessões. É uma grande alegria participar deste momento. A ABA está no caminho certo, queremos que seja uma sociedade de classe que interaja com os colegas do Brasil inteiro. Não tenho a menor dúvida de que será muito útil”.

Para a presidente da Comissão do Direito das Famílias e Sucessões da ABA/MT (@abafamiliamt), e uma das colaboradoras e organizadoras do e-book, Stela Velter, o objetivo é dar visibilidade ao abuso emocional. “O narcisismo perverso é um transtorno de personalidade. O e-book traz as consequências e formas pelas quais se materializa, trazendo conteúdo científico, na forma de artigos informativos para dar visibilidade ao tema de forma acessível”.

Já a presidente da Comissão da Mulher da ABA-MT (@comissaodamulher_abamt), Lívia Quintieri, que também é uma das organizadoras do e-book, reforça que o material visa despertar a sociedade para identificar e combater esse tipo de violência psicológica contra as mulheres. “É um tema muito pouco explorado, mas, neste contexto, podemos dizer que a violência física deixa marcas no corpo visíveis, e a psicológica deixa, mas invisíveis, e em muitas vezes o dano é maior que a física, porque esta pode ser curada, e a psicológica pode ser até irreversível”.

Para a advogada Adriana Cardoso, que é membro da Comissão da Mulher da ABA-MT e também organizadora do e-book, nem sempre a sociedade tem acesso à literatura sobre temas tão relevantes como a violência psicológica, até mesmo em razão dos termos técnicos. “Esse e-book é uma possibilidade de levar esse conhecimento para todos. É maravilhoso perceber quando uma pessoa consegue se ver em uma situação de violência e consegue sair dela, e que ela não precisa viver assim para sempre. Quando você perceber que alguém está vivendo uma violência física e emocional, transmita a ela esse conhecimento”.

Compartilhe esse Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Com muito ❤ por go7.site