Segunda-Feira, 29 de Marco de 2021

Cirurgião-dentista Nasser Fares: transformando sorrisos há 37 anos em Cuiabá

A busca por se sentir bem consigo mesmo, com auxílio de diversos procedimentos na área de saúde, é cada vez mais recorrente. A Odontologia também contribui com a elevação da auto estima dos pacientes e, entre os tratamentos mais procurados, estão os que possibilitam a transformação do sorriso.

Nesse sentido, há uma procura, cada vez maior, por procedimentos que corrijam a cor, posição e a forma dos dentes. Quando realizados por profissionais especializados, seguindo protocolos de seleção e qualidade, bem como usando produtos de excelência, os resultados são a harmonia do sorriso e saúde oral. Para garantir essa transformação marcante do sorriso, os laminados cerâmicos são os dispositivos recomendados, como também as resinas restauradoras.

Mas, afinal, o que são laminados cerâmicos? Quais são seus tipos? E em quais casos se deve usá-los? Essas são algumas dúvidas frequentes entre os pacientes antes de buscarem um cirurgião-dentista. Para conhecer sobre indicações de algumas técnicas, como as lentes de contato dental e as facetas em porcelana, visando recuperar a estética dos dentes e função, a Revista Magazine Ilustre conversou com o cirurgião-dentista Nasser Hussein Fares, Solteiro, professor, cirurgião-dentista, tem dois filhos, Hussein, de 26 anos, formado em medicina e finalizando segundo ano de Residência em Ortopedia em São Paulo, e Nasserzinho, de 15 anos, no segundo ano do ensino médio.

Atuando em Cuiabá há de 37 anos, Nasser Fares é referência na área de odontologia relacionado a estética, buscando melhorar a aparência dos dentes, o sorriso e a saúde oral dos pacientes. Além disso, um dos diferenciais de seu atendimento é que há 35 anos disponibiliza o motorista e carro da clínica para buscar e levar pacientes quando requisitado.

Confira os principais assuntos da entrevista!

O que são laminados cerâmicos?

Como o nome diz, são lâminas que recobrem a parte externa do dente com cerâmicas, ou seja, porcelanas odontológicas, a fim de modificar os dentes em seus formatos, cores, posicionamentos e melhorando ou devolvendo para as pessoas a harmonia do sorriso com uma aparência natural.

No entanto, antes de começar o tratamento, é necessário saber que há variações na composição química do material restaurador e nas técnicas de preparo dos dentes. Por isso, os laminados cerâmicos não são todos iguais. Há dois tipos que são muito requisitados pelos pacientes: as lentes de contato dental e as facetas de porcelana.

Faceta de Porcelana ou Lente de Contato Dental: qual usar?

As principais diferenças entre facetas de porcelana e lentes dentais estão relacionadas à espessura do material utilizado e a técnica de elaboração. Além disso, o cirurgião-dentista Nasser Fares faz um alerta: “as lentes dentais não mudam a cor do dente. Nesses casos, é recomendada a faceta de porcelana, que é a técnica mais usada para correção da cor e forma dos dentes”, explica.

Nesse sentido, segundo Nasser Fares, quando se opta pela técnica de facetas de porcelana, o cirurgião-dentista precisará desgastar o dente. “Isso é feito com intuito de dar espaço para a porcelana da faceta e aumentar a sua espessura. Sem desgaste, os dentes não ficariam com um resultado tão natural, pois teriam um volume a mais de porcelana, o que poderia causar problemas gengivais.  A quantidade de estrutura a ser desgastada depende da cor natural do dente e da quantidade de estrutura dental remanescente”, informa.

Fares analisa que a tendência dos pacientes é a escolha por próteses muito claras e anatomia com exagero no tamanho, dando ao sorriso uma aparência artificial. Um grande aumento dos dentes poderá causar disfunção na articulação ou ainda a fratura da porcelana. Lembrando sempre que os laminados de porcelanas (material friável) são próteses e, acontecendo uma fratura, as peças deverão ser removidas e substituídas por outras.

Já no caso das lentes de contato dentais não há necessidade de desgaste do dente, ou são feitas pequenas adequações apenas no esmalte dental, para a correta adaptação das peças. Esse laminado cerâmico fino é feito para ser cimentado (colado) diretamente sobre os dentes, como se fosse um revestimento. De acordo com o cirurgião-dentista, as lentes dentais são recomendadas para alteração de tamanho, forma e pequenos alinhamentos dos dentes. “As facetas de porcelana e lentes de contato podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando também a autoconfiança, já que permitem várias melhorias, como clarear os dentes, corrigir a dentição desalinhada e manchada, diminuir o espaço entre os dentes, aumentar o seu tamanho, corrigir a curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantos outros benefícios, principalmente na saúde oral”, salienta.

Nasser Fares ressalta que antes de se realizar qualquer um dos tratamentos, é preciso ver se há uma oclusão satisfatória. O cirurgião-dentista complementa ainda que “sempre que o paciente buscar tratamento odontológico é necessário escolher um profissional especializado na área e que utilize materiais de excelência. Aqui optamos por marcas como, por exemplo Geistlich (material para enxertos ósseos) e implantes Straumann e DSP Biomedical, além das cerâmicas de boa qualidade”, adverte.

O cirurgião-dentista destaca também que, além de buscar sempre a satisfação do paciente, é necessário analisar que cada tratamento é individualizado e personalizado. “O formato dos dentes está relacionado com o formato do rosto, o gênero, a estatura (altura) e se a pessoa é magra ou não. Usa-se a Proporção Aurea para alcançar a harmonia. Sempre que um paciente chega ao meu consultório com uma ideia do procedimento desejado, eu avalio o caso, pois nem sempre é possível ou recomendável o que o paciente deseja fazer. Quando isso acontecer sugiro outro tipo de tratamento, que seja mais adequado para aquele caso”.

Além dos laminados cerâmicos, realiza vários outros procedimentos e tratamentos, como: clareamento dental, prótese dental convencional, periodontia, placas mio-relaxantes (para pessoas que rangem ou apertam os dentes), restaurações e implante dentário.

Há outras situações que muitas vezes podem ter relação com a cavidade oral e, portanto, podem ser avaliadas por um profissional, como nos casos de:

– Halitose (Mau hálito);

– Ranger dos dentes, causando dores musculares, região do pescoço, cabeça e barulho na articulação (ATM). A disfunção da ATM é um problema que acomete muitos hoje pela situação que estamos passando, com muito stress. Desencadeando esse stress na cavidade oral   pode gerar desordens no complexo articular.

“Para complementar o tratamento odontológico temos uma ferramenta valiosa para melhorar a estética facial, a Harmonização Orofacial, com toxinas Botulínicas e Ácido Hialurônico, e em alguns casos como auxiliar no tratamento emergencial da dor na ATM e parafunções oclusais como bruxismo e apertamento dental, causando desgaste dos dentes e dores nos músculos da cabeça e pescoço”, sugere.

Independentemente do tipo de tratamento ou procedimento realizado, para manter uma boa saúde oral é necessário escolher um profissional especializado e fazer acompanhamento constante. “A melhor forma de manter a sua saúde oral é realizando cuidados básicos, como boa escovação e uso de fio dental, assim como consultas periódicas ao cirurgião-dentista. Afinal, nossa maior satisfação é ver os pacientes contentes com o tratamento e com excelente saúde oral. O mais importante de um tratamento é conseguir a saúde da cavidade oral, pois a falta de saúde oral poderá desencadear outras doenças sistêmicas, como, por exemplo, doenças cardíacas, infecção generalizada, câncer, etc. O Brasil hoje é referência mundial em odontologia e Mato Grosso acompanha essa tendência. pois temos ótimos profissionais”, finaliza

Sobre o cirurgião-dentista Dr. Nasser Hussein Fares

– Graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), com especializações:

–  Especialização em Radiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983),

– Especialização em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983),

-Especialização em Dentística Restauradora pela Universidade de São Paulo (1985), Bauru

– Especialização em Periodontia pela Universidade de São Paulo (1987), Bauru

– Doutor em Implante Dentário pela Universidade do Sagrado Coração (2011) Bauru.

– Mestrado em Dentística pela Universidade Camilo Castelo Branco (2001) Campinas.

– Aperfeiçoamentos em Oclusão pelo Centrinho, USP- Bauru (1986) e em Prótese Dental Fixa pela Universidade de São Paulo (1987), Bauru

– Membro representativo do CRO no Conselho Federal de Odontologia (CFO),

– Membro Assessor do Editor Científico da Editora Plena (Revista Cientifica).

– Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, ABCD MT

– Coordenador do curso de especialização em Dentística pela IFEP em Tangará da Serra, Instituto Falcão.

– Vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

– Autor de livros e manuais odontológicos

Saiba mais informações sobre tratamentos odontológicos:

O consultório do Dr. Nasser Fares está localizado na avenida Aclimação, nº56, Bosque da Saúde, Cuiabá-MT. Para agendar consultas: (65) 3642-3379 ou (65) 3052-3333.

Compartilhe esse Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por
⚙️