Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020

Frutas da primavera: conheça os benefícios das frutas da época

Frutas da primavera e seus benefícios

1. Banana

Não é novidade que a banana é uma das frutas da primavera preferidas dos brasileiros. 

Com sabor característico, a delícia pode ser incrementada em inúmeras receitas, sejam doces ou salgadas. O que muitos não sabem é que essa frutinha amarela conta com inúmeros benefícios para a saúde.

A banana é rica em: 

  • Carboidratos
  • Vitaminas E, C e do complexo B,
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio 
  • Fibras

Além disso, esta fruta de época é uma ótima opção para quem deseja ter mais energia, já que a glicose, frutose e sacarose também estão presentes em sua composição.

É fã de esportes? Pois a banana também é uma boa alternativa. Em média, duas bananas produzem energia suficiente para 90 minutos de exercícios. Além disso, o potássio encontrado nesta fruta da primavera ajuda a prevenir as tão famosas e doloridas câimbras.

Essas propriedades a tornaram a preferida dos atletas, pois, além desses benefícios, a fruta traz sensação de saciedade e torna a alimentação moderada, sem contribuir para o ganho de peso.

A banana também ajuda a regular o funcionamento do intestino por conta das fibras presentes, o que torna dispensável o uso de laxantes. 

Vale a pena utilizar a fruta da estação em casos de úlcera crônica gástrica ou duodenal é aconselhável ingerir a fruta, pois neutraliza, reduz a irritação e protege as paredes do estômago.

2. Kiwi        

Com a casca em tons de marrom e o miolo verde com sementinhas pretas, o kiwi é uma das frutas da primavera que mais chama a atenção de qualquer um que não o conhece. 

Esta fruta de época, que é originária da China, tem gosto ácido levemente adocicado, ideal para quem gosta de um sabor leve e diferente.

Assim como a laranja e a tangerina, o kiwi tem bons níveis de vitaminaC. Também conta com minerais como fósforo, magnésio, potássio e ferro, além da vitamina E. 

O consumo constante de kiwis como frutas da primavera fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular o intestino.

3. Laranja

Seja em suco, no bolo e até em rodelas naquela feijoada, a laranja é uma das frutas da primavera que faz parte do cardápio do dia a dia e dá um toque especial a qualquer receita. 

Existem vários tipos de laranja: entre as principais estão a laranja baía, laranja pera, laranja da terra, laranja lima e laranja seleta. Apesar da diversidade, o valor nutricional dessas frutas da primavera não varia muito. 

Ela é rica em vitamina C e tem ação antioxidante, importante para o combate dos radicais livres e prevenção de doenças crônicas e envelhecimento precoce das células, além do fortalecimento do sistema imunológico

4. Maçã

maçã, uma das frutas da primavera mais queridinhas das crianças, é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B6. 

A ação antioxidante dessa fruta da estação também ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Assim como em outras frutas da primavera e de outras estações, a casca da maçã possui mais nutrientes do que a polpa. Mas caso opte por consumir a casca, adquira-a em locais de alimentos orgânicos

A maçã pode ser servida crua, em compotas, saladas, bolos, bebidas e até purês.

5. Mamão

Sabe qual das frutas da primavera não pode faltar em um bom café da manhã? O mamão. 

A fruta da época é uma delícia e ainda conta com inúmeros benefícios para a saúde por conter vitaminas e minerais como potássio, ferro e cálcio. 

O mamão também conta com a presença fibras e poucas calorias, ótimo para quem está de dieta ou praticando atividades físicas.

Essa fruta típica da primavera possui fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, sendo ótima para quem tem prisão de ventre. A enzima papaína presente na fruta auxilia na digestão.

6. Nêspera

Já experimentou a nêspera? Essa frutinha amarela é uma das frutas da primavera mais deliciosas da lista e conta com inúmeras propriedades nutricionais. 

Entre seus nutrientes está a presença da pectina, uma fibra alimentar que ajuda a manter a sensação de saciedade no organismo. 

Além disso, a substância mantém baixo o colesterol, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

A fruta da estação também contém vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, cobre, potássio, cálcio e carotenoides.

Abacaxi pérola

Um grande aliado na digestão, o abacaxi é rico em vitamina C, o que contribui para aumentar a imunidade, e contém também os complexos A e B e minerais como fósforo, ferro, cálcio e sódio. Tem ainda o poder ajudar a eliminar toxinas do organismo que causam o inchaço e o acúmulo de gorduras e protege contra a degeneração muscular relacionada à idade. Pode ser consumido in natura, em salada de frutas, sucos, inclusive nos detox, e como ingrediente principal de sobremesas e sorvetes. Mas atenção: não é indicado para pessoas que têm refluxo gástrico e úlceras.

Fonte: https://namu.com.br/portal

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