Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025

O mercado internacional de artigos de luxo

Antes de falarmos sobre negócios e números, precisamos entender o que são artigos de luxo e como eles se diferenciam dos outros produtos de mesma funcionalidade. Para o marketing, os produtos estão divididos em bens de conveniência, bens comparáveis e bens de uso especial. Os bens de luxo estão inseridos na classificação de “bens de uso especial” que são: “bens de consumo com características únicas e/ou identificação da marca, para qual um grupo significativo de compradores está habitualmente disposto a fazer um esforço especial de aquisição”.
Podemos considerar artigos de luxo como bens duráveis, detentores de qualidades como durabilidade, ótimo acabamento, beleza, exclusividade. Dentro desse nicho estão, principalmente, automóveis, iates e aviões particulares, além de joias, cosméticos, relógios, acessórios, roupas e calçados, sendo um setor bastante amplo, incluindo também, obras de arte, gastronomia e esportes, movimentando cerca de 1,5 trilhão de euros por ano, em todo o mundo.

“O luxo ensina lições importantes sobre a criação do desejo – motor da nossa sociedade. O luxo não é pautado pela necessidade básica, mas sim pela noção de prazer. O luxo inaugura a sua própria demanda e é muito hábil em transformar o que antes era considerado sonho numa necessidade. No estágio de consumo em que estamos, onde a qualidade não é mais um diferencial do produto, mas um traço inerente dele, se compete pelo apelo mais original, pela emoção que se desperta nos consumidores – e o luxo é o mestre em seduzir até mesmo quem dizia não precisar dele.” (STEIN, Luciana)

A grife mais poderosa do segmento de luxo é o grupo LVMH: “Líder do mundo do luxo, LVMH Moët Hennessy – Louis Vuitton possui um portfolio original com 50 prestigiosas marcas. O grupo atua em cinco setores diferentes: – Vinhos & Espumantes – Moda & Objetos de Couro – Perfumes & Cosméticos – Relógios & Jóias” Esse grupo, que reúne marcas famosíssimas, como Louis Vuitton, Givenchy, Kenzo, Dior, Donna Karan, Marc Jacobs e Fendi, fatura 12,5 bilhões de dólares por ano. A loja brasileira do shopping Cidade Jardim, em São Paulo, da grife Louis Vuitton é a terceira em vendas entre as 320 lojas em todo o mundo. No Brasil, esse mercado movimenta 2,3 bilhões de dólares por ano, sendo que São Paulo representa 72% dessa quantia. O crescimento anual do mercado de luxo no país tem sido de 35% nos últimos seis anos, e atinge um seleto grupo de 1,8 milhões de pessoas, o que equivale a 1% da população brasileira.

Fonte: http://veja.abril.com.br/vejasp/especial_luxo

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