Terca-Feira, 10 de Fevereiro de 2026

Rainha Diambi conclui visita oficial ao Brasil com agenda diplomática, cultural e institucional em quatro estados e no Distrito Federal

Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, o Distrito Federal e Manaus receberam Sua Majestade a Rainha Diambi Kabatusuila entre os dias 7 de novembro e 3 de dezembro, fortalecendo as relações entre o Brasil, a África e a diáspora afrodescendente.

A Rainha Diambi Kabatusuila, em sua programação, incluiu encontros diplomáticos, atividades culturais, reuniões com autoridades governamentais, discussões sobre direitos humanos e iniciativas voltadas para o patrimônio ancestral e a cooperação internacional.

Porto Alegre – Abertura da Visita Oficial
A Rainha Diambi iniciou sua missão em Porto Alegre, onde foi recebida por autoridades estaduais e municipais. A vice-prefeita Nádia Gerhard homenageou a monarca em uma cerimônia oficial, enfatizando o significado histórico do encontro:
“A visita da Rainha do Congo foi um momento de grande significado para nossa cidade. Fortaleceu os laços de amizade e cooperação entre os povos, destacando a importância da diversidade cultural e o reforço das relações internacionais.”
Sua agenda na capital do estado incluiu uma visita à Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, em Lomba do Pinheiro, e a participação na conferência Confluências do Real: Um Diálogo Bantu-Brasileiro, organizada pela UFRGS.

São Paulo – Agenda Governamental e Cultural
Em 15 de novembro, Sua Majestade cumpriu uma série de compromissos oficiais em São Paulo. A programação incluiu uma visita à Smart Sampa e uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com representantes do Governo do Estado. À noite, a Rainha foi recebida pelo cantor Alexandre Pires durante uma apresentação artística.

Minas Gerais – Identidade, Ancestralidade e Educação
Em Minas Gerais, a Rainha Diambi foi recebida por líderes religiosos e autoridades estaduais. A agenda encerrou com uma palestra na OAB Minas, na qual abordou temas como identidade, ancestralidade, diáspora africana e o papel da memória histórica na construção de sociedades mais inclusivas.

Distrito Federal – Diplomacia, Direitos Humanos e Diálogo Institucional

A partir de 24 de novembro, no Distrito Federal, Sua Majestade prosseguiu sua missão diplomática e cultural, onde efetuou a gravação de “Pontes e Desafios para a Justiça Social”, com a participação de Eva Cruzeiro — deputada federal por Portugal, a deputada federal Dandara Tonantzin; a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo e Makota Celinha — presidente do Cenarab.
No dia seguinte, 25 de novembro – esteve na Marcha das Mulheres Negras, onde participou do ato final da 10ª Marcha das Mulheres Negras, representando a Região Norte, e foi recebida pela deputada federal Dandara Tonantzin.
Então, no dia 26 de novembro – Encontros Diplomáticos e Ministeriais, em que Sua Majestade se reuniu com a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o Sr. João Jorge, presidente da Fundação Palmares. Em seguida, visitou a Sra. Rosette Mossi Nyamale, embaixadora da República Democrática do Congo.

Embaixadores
Dessa forma, ao final do dia, a Rainha e sua delegação foram formalmente recebidas no Plenário da Câmara dos Deputados pelo Sr. Reimont Luiz Otoni Santa Barbara, deputado federal, líder do Governo e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Ainda, a deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro, Sra. Benedita da Silva. Também, Chico Alencar, deputado federal e Tarcísio Motta, deputado federal.
A presença da monarca reforçou os debates sobre direitos humanos, políticas para povos tradicionais, combate ao racismo e fortalecimento dos laços entre o Brasil e as nações africanas. Sua Majestade permaneceu no Distrito Federal até 30 de novembro.

Manaus – Povos Tradicionais e a Amazônia
Concluindo a série de visitas, a Rainha Diambi viajou para Manaus, onde autoridades locais a recepcionaram, assim como representantes culturais e comunidades tradicionais.
Assim, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, na pessoa do diretor presidente, Jender Lobato, a vice-presidente de Turismo da Fundação, Oreni Braga, e o coordenador do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino, receberam a SAR Rainha Diambi, que agradeceu a recepção e reforçou a relevância do diálogo estabelecido.
A agenda na capital amazônica enfatizou discussões sobre sustentabilidade, preservação da Amazônia e conexões entre as tradições africanas e o conhecimento ancestral amazônico.

Uiara Zagolin – Editor, Na Mídia
55-11-98586 7022 (whatsapp) – uiarazagolin@gmail.com – www.namidia.com.br – redacao@namidia.com.br

 

Compartilhe esse Post

Feito com muito 💜 por go7.com.br